Caxito – Uma campanha de rastreio de Neurodesenvolvimento será realizada de 18 a 20 deste mês no Hospital Geral “Reverendo Guilherme Pereira Inglês”, na província do Bengo, em Caxito, informou, o director-geral, Geovani João Malega.
Transtornos do Neurodesenvolvimento, também conhecidos como Distúrbios do Neurodesenvolvimento, podem ser entendidos como problemas neurológicos que causam impacto na aquisição, retenção ou aplicação de algumas ou várias habilidades e/ou conjunto de informações.
Essas habilidades estão relacionadas à memória, percepção, linguagem, solução de problemas e interação social, podendo comprometer o desenvolvimento cognitivo e social do indivíduo.
Em declarações à imprensa, quarta-feira, o director informou que para o êxito da campanha de três dias, inserida no âmbito social, a unidade hospitalar contará com apoio do Centro de Neurodesenvolvimento (Luanda).
Referiu que esta será a primeira campanha que acontece nos hospitais públicos, tendo a unidade preparado uma equipa de especialistas terapêuticas, neurologistas, pediátricos e psicólogos do Centro Neurodesenvolvimento, para o atendimento de crianças.
“O tratamento de transtornos de neurodesenvolvimento é muito caro, por isso as famílias que não tem condições financeiras, devem aproveitar esta oportunidade para fazer o rastreio no Hospital Geral Guilherme Pereira Inglês”, sublinhou.
Por seu turno, a médica e especialista em Neurodesenvolvimento, Line Duarte disse que a campanha visa ajudar as famílias que têm crianças com síndromes e transtornos de neurodesenvolvimento, como autismo, défice de atenção, atraso na fala, psicomotor e paralisia cerebral.
Line Duarte, igualmente supervisora da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), disse que durante o rastreio será feita a avaliação inicial dos factores do neurodesenvolvimento e depois preparar o programa de intervenções, marcada para o dia 13 de Janeiro de 2025. MD/PA