Huambo - O Hospital Geral do Huambo realiza de 14 a 15 do corrente mês, as suas IX jornadas científicas, para discutir, entre outras temáticas, os desafios da assistência humanizada, soube a ANGOP, esta terça-feira.
A decorrer no auditório do Centro Cultural “Manuel Rui Monteiro”, o lema “investigação e inovação/ desafios da assistência de qualidade e humanizada”, a abertura do evento será marcada com uma conferência magistral sobre “Ética e Deontologia nos serviços de Saúde”.
Durante as jornadas os especialistas locais e convidados vão analisar questões sobre “As hemorragias cerebrais no recém-nascido”, “Fluxograma das meningites em pediatria”, “Hipertensão arterial em pediatria”, “Rrastreio da hipertensão e diabetes no Hospital Geral do Huambo” e “Cardiopatia periparto”.
Constam debates sobre “A influência do ambiente e do sistema de gestão hospitalar em tomada de decisão”, “Factores que influenciam na qualidade da assistência em enfermagem”, “Cefaleia pós-raquidiana em doentes submetidas a cesarianas no bloco operatório do Hospital Municipal do Huambo em 2024”, entre outros.
A maior unidade sanitária da província, tida como hospital/escola, tem a capacidade para internar 800 doentes e presta serviço nas especialidades de Medicina Geral, Cirurgia Geral, Ortopedia, Pediatria, Endoscopia, Oncologia, Ginecologia, Obstetrícia, Dermatologia e Hemodiálise.
Destes serviços constam, entre outros, a Psiquiatria, Citologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Estomatologia, Imagiologia (Raio X, Ecografia, TAC e Ressonância Magnética), Mamografia, Esterilização, Neurologia, Cardiologia, Hemoterapia, Laboratório de Análises Clínicas e Cuidados Intensivos. MLV/ALH