Luanda –Angola recebeu, esta quinta-feira, 25 mil doses da segunda componente da vacina Sputnik, soube a Angop.
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse que, com a recepção deste lote, a administração da segunda dose da Sputnik V começa esta sexta-feira, 16, apelando os cidadãos a aguardarem pela comunicação por mensagens electrónica e telefónica.
Ainda no quadro do reforço do combate à Covid-19, a ministra avançou que se aguarda, até ao final desta noite, a recepção de 50 mil doses da vacina Astrazeneca, numa doação do Governo Português.
No quadro do programa de vacinação, Angola recebeu, em Maio, 40 mil doses da Sputnik, juntando-se, em Junho, mais 25 mil doses doadas pela diamantífera russa Alrosa.
Por seu turno, o embaixador da Federação Russa, Vladimir Tararov, garantiu que o seu país e parceiros continuarão a apoiar o Executivo angolano no sector da saúde, estando prevista a chegada de mais 25 mil doses.
A Sputnik V está actualmente licenciada em 57 países e disponível para 1,5 mil milhões de pessoas no mundo.
Para reforçar o Programa de Vacinação (PAV), a responsável informou que foram doadas também vacinas da Polio, BCG e antirábica.
O plano nacional prevê vacinar cerca de 54 por cento da população, um total de 16.823.284 indivíduos maiores de 16 anos, para reduzir a mortalidade.
O último balanço das autoridades sanitárias aponta para um total de mais de 1.586.566 pessoas vacinadas contra a Covid-19, desde o início da campanha, a 2 de Março do corrente ano.