Moçâmedes - Cinquenta enfermeiros das diferentes unidades hospitalares da província do Namibe foram capacitados, hoje (quinta-feira), sobre técnicas de liderança e autonomia, numa promoção da representação local da Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA).
Ao falar na abertura, o presidente do Conselho da Ordem dos Enfermeiros do Namíbe, Guilherme Tchitalacumbi, destacou o facto de a classe representar o maior número de profissionais da saúde no país.
Assim sendo, enfatizou, a ORDENFA traçou imputes para que enfermeiros do Namibe possam ser capacitados na gestão da área de enfermagem a nível dos hospitais da província.
Por seu turno, a prelectora do seminário e secretária-geral da referida ordem no Namíbe, Denise Prata, que dissertou o tema sobre o Impacto da Autonomia e uma Enfermagem de liderança, fez saber da importância da autonomia na classe quanto aos direitos e deveres.
" Hoje a enfermagem não é apenas uma profissão só de mulheres e nós não somos apenas auxiliares dos médicos, deste modo é importante que se conheça o nosso direito de exercer a enfermagem com liberdade, autonomia e ser tratado segundo os pressupostos que o código dos enfermeiros exige e, para isso, é importante que a mudança parta de nós mesmos", frisou.
No seminário, foram debatidos diversos temas como o do Impacto da Autonomia na Liderança e Gestão de Enfermagem na Legalidade.
Aos formados foram entregues certificados de participação. LG/FA/SEC