Luanda - O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, reiterou esta quinta-feira, em Luanda, a aposta da instituição no desenvolvimento do capital humano, com vista a contínua estabilidade do sistema financeiro do país.
A aposta, segundo o gestor, visa fazer face ao crescente aumento da competitividade no sector, resultante das transformações tecnológicas, sociais e económicas.
Ao intervir na conferência sobre “o capital humano no sector financeiro - desafios e perspectivas”, o governador do banco central reconheceu a solidez, adaptação e resiliência do sistema financeiro, mas, para o seu crescimento e inovação, entende ser necessário manter a aposta na qualificação dos profissionais em competências críticas para o actual contexto.
Na sua opinião, o impacto da transformação digital no sistema financeiro está a reformular o modelo de trabalho e interacção do Banco Central com os stakeholdrs, desde a melhoria da eficiência dos processos à criação de novos modelos de negócios e serviços.
Assinalou que, para o BNA, constitui prioridade acompanhar as transformações digitais no mercado de trabalho, fazendo com que o sistema financeiro nacional esteja preparado para integração das novas tecnologias de forma ética e sustentável, sem perder de vista os princípios da estabilidade, inclusão e protecção dos consumidores de produtos e serviços financeiros.
“O sistema financeiro à escala global tem vindo a registar marcos estruturais, visando construir uma abordagem alicerçada na confiança dos clientes, reforçando por isso a aposta na gestão e utilização do capital humano”, referiu.
Por outro lado, indicou a liderança como outro factor fundamental para superar os desafios de gestão dos recursos humanos e promoção da inovação no sistema, num ambiente caracterizado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.
O encontro enquadra-se na 4ª edição do ciclo anual de conferências do BNA e teve como objectivo analisar as boas práticas de gestão do capital humano, a importância da liderança, bem como a transformação digital para o crescimento sustentável das instituições financeiras.
Participaram do evento, além de técnicos do BNA, profissionais de bancos comerciais nacionais e especialistas dos bancos centrais de Moçambique e Portugal. ACC/VC