Luena - Mais de sete mil pessoas estão a ser gravemente assoladas pela seca e fome na localidade do Chicote, município dos Bundas, na província do Moxico, devido ausência de chuvas, informou, esta quinta-feira, o administrador municipal local, Benilson Mbambi.
De acordo com o responsável, devido à falta de regularidades das chuvas na localidade, muitas famílias estão privadas do precioso líquido, com vista à satisfação das necessidades biológicas, optando por recorrer ao consumo de águas impróprias, que tem desencadeado em vários problemas de saúde à população da localidade.
Disse que várias acções humanitárias já foram implementadas, marcadas por distribuição de bens de primeira necessidade, com vista a minimizar o fenómeno na região, que dista a mais de 250 quilómetros da sede municipal dos Bundas.
Apesar destas acções, disse que a população carece de mais ajuda, afirmando que perspectiva-se, nos próximos dias, a instalação de bombas manuais de água, para redução do défice de água na circunscrição e distribuição de sementes para o incentivo da prática agrícola.
Para assegurar a saúde dos habitantes, disse que no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) foi erguido um posto de saúde, que actualmente carece de apetrechamento, com vista à assistência médica daquela população, face aos vários surtos patológicos que se registam na região.
Situado a 356 quilómetros a sul da cidade do Luena, o município fronteiriço dos Bundas conta com uma população de 69 mil e 496 habitantes (Censo 2014), na sua maioria camponesa e pescadora. TC/YD