Uíge – O Tribunal Provincial do Uíge necessita de reforço de mais cinco juízes, visando a imprimir maior celeridade processual, informou, esta sexta-feira, o juiz presidente do órgão provincial de justiça, Jorge Pindi.
O responsável, que falava à imprensa após a inauguração do novo edifício do Tribunal da Comarca do Uíge, pelo Presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo, referiu que a instituição na província conta com 15 juízes, três dos quais funcionam no Tribunal de Negage.
“A questão que se coloca aqui é de recursos humanos. Recentemente tivemos reforço de sete juízes, mas ainda é insuficiente para atender a demanda de processos”, disse Jorge Pindi.
Entre outras preocupações, o magistrado judicial apontou, como exemplo, a necessidade de juízes de garantia no município de Negage e nas comarcas criadas.
Disse que a colocação de juízes de garantia vai permitir que os processos não fluam muito no gabinete de apoio provincial, tendo referido que 400 processos-crime estão em curso no Tribunal Provincial do Uíge.
Reconheceu que, nos últimos tempos houve redução de processos-crime na instituição, registando-se aumento nas áreas cível e da família, devido à insuficiência de magistrados judiciais. NM/JAR