Caxito – O Centro de Atendimento Social Integrado (CASI) do município do Dande, na província do Bengo, conta desde hoje, sexta-feira, com quatro novos serviços para atender às comunidades em situação de vulnerabilidade.
Trata-se dos serviços de registo civil, que vai atender crianças dos zero aos 14 anos, bilhete de identidade (zero aos 17 anos), cyber café comunitário, com cinco computadores e formação profissional de corte e costura.
O empreendimento conta com um gabinete para a directora municipal da Acção Social, uma sala de aconselhamento familiar, cadastramento das famílias vulneráveis, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.
Enquadrado na municipalização da acção social, o CASI visa aproximar os serviços sociais aos cidadãos, no âmbito do programa de combate à pobreza.
Na ocasião, a governadora provincial Maria Antónia Nelumba ressaltou que o centro permitirá aos cidadãos tratar vários documentos como certidão de nascimento, bilhete de identidade que fazem muita falta para resolver outros problemas.
A governante apelou os pais e encarregados de educação no sentido de se dirigirem ao centro e beneficiar do apoio, sobretudo de aconselhamento às famílias e à juventude com vista a ter um comportamento salutar no seu relacionamento.
“Quando tiver algum problema de relacionamento no lar, violência doméstica e contra criança devem se dirigir ao centro de aconselhamento para encontrar solução, para criar irmandade e fraternidade no seio das famílias”, sublinhou.
Maria Nelumba pediu a conservação da infra-estrutura reabilitada no âmbito do programa de combate à pobreza com vista a sua durabilidade.
Para além do Dande, a província do Bengo conta com Centro de Atendimento Social Integrado (CASI) nos municípios dos Dembos e Nambuangongo. FS/CJ/PA