Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou, esta quinta-feira, ao país, proveniente de Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde participou na 78ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas.
À sua chegada no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, o estadista angolano recebeu cumprimentos de boas-vindas da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, e de auxiliares do Titular do Poder Executivo, entre outras individualidades.
Antes do Debate Geral da 78ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, o Presidente angolano participou na Cimeira dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em que discursou na qualidade de Presidente em exercício da SADC.
Na ocasião João Lourenço afirmou que a pandemia da Covid-19 demonstrou a importância e a força da solidariedade entre as nações, para se fazer face e resolver os grandes problemas globais.
De igual modo, defendeu a preservação do ambiente por via da implementação do Acordo de Paris sobre Alterações Climáticas e a questão da biodiversidade
No quadro da 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU, o líder angolano participou na Cimeira dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), na qual interveio na qualidade de Presidente em exercício da SADC,
João Lourenço reuniu-se também com os seus homólogos da Estónia, Alar Karis, e das Comores, Azali Assoumani, igualmente presidente da União Africana, com o antigo primeiro-ministro do Reino Unido e líder do Instituto para a Mudança Global, Tony Blair.
Emcontrou-se com os directores executivos da Corporação Financeira para Internacionalização dos Estados Unidos da América, Scott Natha, e do Rio Tinto, Jacob Stausholm, bem como com a administradora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Samantha Power.
No último dia da sua estadia em Nova Iorque, João Lourenço manteve encontros com o homólogo do Zimbabwe, Emmerson Mnagawua, o secretário-geral da ONU, António Guterres, e a directora da Siemmens para África, Isabel Cristina Tomás.
Também presidiu a reunião da Troika da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), composta por Angola (presidenete da organização), Quénia (ex-presidente) e Suriname (próximo preseidente).
O Presidente da República chegou à cidade de Nova Iorque no passado sábado, depois de ter participado, em Havana, Cuba, na Cimeira dos 77+China. VIC/SC