Caxito - A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba pediu hoje, segunda-feira, em Caxito, a população da província a participar activamente em todo processo de desenvolvimento e crescimento económico, para resolução dos problemas que assolam as famílias.
Ao discursar no acto provincial das comemorações do 49º aniversário da independência nacional, assinalado hoje 11 de Novembro), em todo o território de Angola, a governante disse que o povo deve estar unido, para o crescimento da província em particular e do país geral, de forma a deixar às gerações vindouras um bom país para se viver.
Referiu ainda que depois do alcance da independência política agora deve-se trabalhar para a independência económica e, nesta vertente, um pouco por todo o país, muito trabalho tem sido feito para que de facto Angola assume também a sua independência económica.
A governante referiu que o caminho é igualmente árduo e exige engajamento de todos angolanos, cada um ao seu nível, na sua área de acção, ali onde trabalha deve dar a sua contribuição para o desenvolvimento dos pais.
“Não devemos esperar que seja apenas o governo a fazer as coisas, mas todos angolanos de mãos dadas devemos nos unir e participar ali onde for necessário” disse.
Maria Antónia Nelumba apelou também ao combate sem tréguas a todas aquelas pessoas e organizações que só pretendem o mal, vandalizando os bens públicos, prejudicando o próprio povo que fica sem energia, água, escolas, unidades sanitárias, infra-estruturas e outros equipamentos.
Destacou a importância do 11 de Novembro na história de Angola, porque simboliza a força e determinação, sacrifício, orgulho de todo povo angolano por ter conquistado a liberdade contra o regime colonialismo português, no acto declarado e proclamado perante a África e o mundo a independência de Angola, pelo presidente António Agostinho Neto.
Com a conquista da independência nacional os angolanos devem se sentir orgulhosos e alegres deste bem maior que libertou o povo na escravatura para que hoje se caminhe para o próprio destino, acrescentou.
Encorajou a sociedade civil que participa com toda euforia, nas festas de 49 anos da independência, e consideram como um dia de partida para as comemorações dos 50 anos da dependência que terá lugar no 11 de Novembro de 2025, com mais entusiasmo.
No Bengo, para assinalar a data, o governo realizou uma marcha liderada pela governadora Maria Antónia Nelumba, com a participação dos membros do governo, antigos combatentes e veteranos da pátria, funcionários do sector de saúde, educação, autoridades tradicionais e entidades religiosos, escuteiros, estudantes e a sociedade no geral.
O evento foi marcado ainda por uma actividade músico cultural, que contou com os músicos Paixão, António da Luz, Povo angolano, mais velho Congo, Play, Clareza, avó Cacuaco, Pica-pau e outros. MD/CJ/PA