Luanda – A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, defendeu, esta sexta-feira, em Luanda, a junção de sinergias dos deputados para defender os princípios e valores do Estado Democrático em Angola e a solidariedade para com todos os povos.
Em mensagem por ocasião do Dia Internacional da Democracia, que se assinala esta sexta-feira, 15, Carolina Cerqueira aponta a democracia como forma de organização do Estado e modelador do funcionamento das instituições soberanas, fortes e representativas da vontade popular, na defesa da paz, da justiça e do progresso das nações.
Carolina Cerqueira apela que a nível parlamentar seja preservado e priorizado o exercício de debates éticos e construtivos, em estrito respeito à diferença de opinião, igualdade, inclusão, solidariedade e aos valores que consubstanciam as instituições democráticas, legitimamente eleitas pelo povo angolano.
“Que as jovens gerações, sociedade civil e em particular os partidos políticos pautem a sua actuação em defesa da paz social e do fortalecimento da democracia”, lê-se na mensagem.
Em alusão à data, Carolina Cerqueira felicitou os deputados, os cidadãos e actores políticos pelo seu contributo na construção e consolidação da democracia em Angola.
De acordo com a responsável, a Assembleia Nacional (AN), enquanto guardiã da vontade do povo angolano, representa a vontade popular, o compromisso que os angolanos estabeleceram para alcançar o desenvolvimento sustentável e garantir a dignidade da pessoa humana, sendo a sua configuração plural e multipartidária a ilustração da democracia materializada no hemiciclo.
O Dia Internacional da Democracia é comemorado todo dia 15 de Setembro. Ao estabelecer a data, a Organização das Nações Unidas (ONU) valeu-se, sobretudo, da intenção de trazer a reflexão sobre a importância da democracia nos países-membros.