Mbanza Kongo – O novo delegado da Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE) na província do Zaire, Benigno Jesus da Costa, pediu, esta quinta-feira, em Mbanza Kongo, à população para colaborar com a sua instituição, denunciando eventuais irregularidades por parte dos órgãos da administração do Estado.
Em declarações à imprensa, após a sua apresentação aos membros do Governo Provincial, Benigno da Costa disse que como órgão inspectivo, a IGAE vai apostar no combate à corrupção e a impunidade a nível das estruturas do aparelho do Estado na região.
De acordo ainda com o responsável, o acompanhamento dos diferentes sectores do Governo, com realce para aqueles que ainda apresentam maiores dificuldades nas suas actividades diárias merecerá, igualmente, a atenção da IGAE na província.
“Vamos fazer um estudo preliminar sobre a província, e, posteriormente, dar seguimento e tentar mitigar ao máximo as possível irregularidades e insuficiências que possam existir a nível local”, sublinhou.
Benigno Jesus da Costa substitui no cargo António Jaime, que durante cerca de dois anos dirigiu a IGAE no Zaire.
O novo delegado foi apresentado pelo inspector-geral adjunto da IGAE, Ezequiel Gomes, em cerimónia orientada pelo vice-governador para o sector político, social e económico, Afonso Nzolameso, que manifestou o apoio institucional do Governo Provincial.
Aprovada pelo Decreto Presidencial nº 242/20, de 28 de Setembro, a IGAE é o órgão auxiliar do Presidente da República, com a missão de efectuar o controlo interno da Administração Pública, por via de inspecção, fiscalização, auditoria, supervisão, sindicância e averiguações da actividade de todos os órgãos e serviços da administração directa e indirecta do Estado. DA/PMV/JL