Oslo (Dos enviados especiais) - O último dia da visita do Chefe de Estado angolano, João Lourenço ao Reino da Noruega, será marcado com encontros privados com individualidades ligadas à arena política deste país do norte da Europa.
João Lourenço, que está em Oslo, Noruega, desde quarta-feira última, em visita de Estado de dois dias, manterá encontro com o Rei da Noruega, Harald V, com quem abordará questões ligadas ao cenário político dos dois países e da arena internacional.
Com o mesmo propósito, numa outra ocasião, o Estadista angolano reúne-se com o Primeiro-Ministro norueguês, Jonas Gahr Store.
A jornada do Presidente João Lourenço em terras norueguesas termina com uma conferência de imprensa com jornalistas angolanos e locais.
Na quinta-feira, primeiro dia de visita, a agenda de João Lourenço esteve focada na componente económica, com participação no Fórum Empresarial, que juntou homens de negócios noruegueses que pretendem investir em Angola.
Além do Fórum, João Lourenço concedeu audiências a empresários da Noruega e visitou duas “gigantes” multinacionais (Equinor e Aker Solutions), a primeira ligada ao sector de exploração de petróleo e a outra vocacionada ao fabrico e manutenção de soluções tecnológicas para a indústria de recursos minerais, petróleo e gás.
A cooperação bilateral entre Angola e a Noruega ganhou corpo principalmente nos domínios político-diplomático e económico-comercial.
No plano político, os dois países estão ligados por 45 anos de relações diplomáticas que datam dos primórdios da Independência alcançada, em 11 de Novembro de 1975, o que coloca a Noruega entre os primeiros países do Ocidente a reconhecer a soberania nacional de Angola.
Depois do estabelecimento das relações diplomáticas, em 1977, a Noruega está fisicamente representada em Luanda, há 25 anos, com uma embaixada que também responde pelos interesses noruegueses, em São Tomé e Príncipe.
O Chefe de Estado angolano deixa a capital norueguesa de regresso a Luanda no fim da tarde desta sexta-feira.