Uíge - Teresa Almeida Canda é a nova secretária provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA) no Uíge, eleita hoje, quinta-feira, durante a I Assembleia Extraordinária do Comité Provincial do MPLA, acto que contou com a presença de 490 delegadas.
A nova secretária da OMA no Uíge, eleita com 249 votos a favor e 4 nulos, substitui Gertrudes dos Santos Gastão, que esteve na liderança da organização feminina desde 2021.
Em declarações à imprensa, a nova secretária provincial da OMA no Uíge, Teresa Almeida Canda, de 57 anos de idade, apontou como desafios a continuidade do trabalho de mobilização das bases, empoderamento das mulheres, alfabetização, apoiar as mulheres camponesas e o combate à violência contra as menores de idade.
Quantos às militantes da organização e do partido, Teresa Almeida Canda prometeu trabalhar em conjunto para o engrandecimento do MPLA e a conquista da vitória no próximo pleito eleitoral.
Por sua vez, Esperança Pire, membro do bureau político do MPLA, disse que a vitória da nova secretária não é só dela mas de todas as delegadas e militantes da província do Uíge.
Para isso, exortou a nova secretária a trabalhar em união com as demais militantes e a direcção do partido, a fim de continuar a desenvolver o partido.
Já a secretária cessante, Gertrudes dos Santos Gastão, agradeceu a confiança depositada e prometeu apoiar sempre que lhe for solicitada, colaboração que considera importante para o fortalecimento da organização feminina do MPLA na região. EPP/JAR