Ramiros- Um cidadão de 35 anos de idade foi detido, no sábado, no município de Belas, em Luanda, acusado do roubo de um dístico indicativo de uma assembleia de voto.
O crime, segundo a Polícia Nacional, ocorreu às 20 horas na assembleia de voto montada num colégio privado, no bairro Mundial.
Segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, Nestor Biz Goubel, que passou a informação à ANGOP, está em curso uma acção de investigação para se apurar outros envolvidos.
No município de Belas estão a ser instaladas 333 assembleias de voto, com um total de 348 mesas para mais de 200 mil eleitores.
A localidade conta com a comuna da Barra do Kwanza, distritos dos Ramiros, Cabolombo, Quenguela, Kilamba, Vila Verde e Morro dos Veados.
O processo eleitoral conta com a participação de 7 partidos e 1 coligação de partidos políticos, nomeadamente MPLA, UNITA, PRS, CASA-CE, FNLA, PHA, P-JANGO e APN.
As eleições deste ano, que terão pela primeira vez a participação dos angolanos na diáspora, são as quintas da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
São esperados 14,399 milhões eleitores, dos quais 22.560 no estrangeiro.
A votação no exterior terá lugar em 12 países e 25 cidades, tais como África do Sul (Pretória, Cidade do Cabo e Joanesburgo), Namíbia (Windhoek, Oshakati e Rundu) e República Democrática do Congo (Kinshasa, Lubumbashi e Matadi).