Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Comissão Económica aprova reserva estratégica alimentar

     Política              
  • Luanda • Terça, 26 Janeiro de 2021 | 15h02
PR João Lourenco orienta 1a Reunião da Comissao Economica do Conselho de Ministros
PR João Lourenco orienta 1a Reunião da Comissao Economica do Conselho de Ministros
Francisco Miúdo

Luanda - A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou, esta terça-feira, um memorando que identifica as linhas de operacionalização da Reserva Estratégica Alimentar, um mecanismo criado em 2018. 

Trata-se de um mecanismo que visa a estabilização de preços e a garantia de fornecimento de bens da cesta básica a preços racionais e justos, no mercado interno.

Segundo o comunicado final da reunião orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, na mesma sessão foi, também, aprovada a Programação Macroeconómica Executiva para o Exercício Económico de 2021.

O instrumento de gestão da política macroeconómica visa avaliar, atempadamente, o desempenho das principais variáveis macroeconómicas e permitir a tomada de medidas de gestão necessárias, face ao comportamento das variáveis externas.

Regras para execução do OGE 2021

Na sessão desta terça-feira, na sua 1ª reunião ordinária do ano em curso, a equipa económica do Executivo angolano deu o aval às Regras de Execução do Orçamento do Estado para o exercício económico de 2021.

Com esse passo pretende-se melhorar a qualidade da despesa pública, aprimorar os mecanismos de prestação de contas e garantir a dinamização do processo de disponibilização de recursos financeiros às unidades orçamentais e órgãos dependentes.

Essa acção tem como pano de fundo, a manutenção dos serviços e a correspondente satisfação das necessidades dos cidadãos.

Incentivos para energias renováveis

Relativamente ao sector da Energia e Águas, a Comissão Económica aprovou um memorando sobre o modelo de incentivos a adoptar para os investimentos no domínio das energias renováveis.

O documento, além de apresentar um breve diagnóstico efectuado ao sector energético nacional, estabelece os pressupostos para o alcance das metas definidas na Estratégia Nacional para as Energias Renováveis.

O memorando propõe um novo quadro de incentivos ao investimento em energias renováveis, de modo a promover a atracção de iniciativas privadas para o quadro de investimentos neste tipo de energias.

A Estratégia Nacional para as Energias Renováveis estabelece que até 2025 pelo menos 7,5 por cento da electricidade gerada no país seja proveniente de energias renováveis, prevendo-se a instalação de 800 MW de potência.

A Comissão Económica aprovou, igualmente, um memorando que apresenta soluções para a reconfiguração do Grupo ENSA-Investimento e Participações, E.P. 

O referido instrumento tem em vista melhorar a apreciação dos potenciais investidores e do mercado em geral, tornando viável o processo da privatização do Grupo ENSA.

Órgão consultivo do BNA

Ainda na reunião de hoje, a Comissão Económica aprovou um diploma que estabelece as regras relativas à composição e ao funcionamento da Comissão Técnica para o Desenvolvimento do Sistema de Pagamentos de Angola.

Trata-se do órgão consultivo do Banco Nacional de Angola (BNA) em matérias de regulação e definição de estratégias conducentes ao desenvolvimento do sistema de pagamentos, tendo em vista a sua contínua modernização e eficiência, face às necessidades dos operadores e utilizadores. 

No âmbito da actividade financeira do Estado, a Comissão Económica aprovou o Relatório de Balanco de Execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) referente ao III (terceiro) Trimestre de 2020.

Nos termos do comunicado, a que a ANGOP teve acesso no final da reunião, o Relatório de Balanco contém informações sobre a execução do OGE 2020 Revisto, reflectidas nos balanços orçamental, financeiro e patrimonial e na demonstração das variações patrimoniais.

A Comissão Económica aprovou, também, o Relatório de Balanço de Execução do Plano de Caixa do Tesouro Nacional referente ao mês de Novembro de 2020.

Na mesma ocasião, foi aprovada a Programação Financeira do Tesouro Nacional referente ao I (primeiro) Trimestre de 2021, instrumento de gestão financeira onde estão apresentados os pressupostos da receita para o período em referência.

A Programação Financeira do Tesouro Nacional apresenta, igualmente, a projecção das entradas de recursos, os fluxos de pagamentos, as operações financeiras com incidência directa e indirecta de tesouraria e uma breve abordagem sobre os riscos à sua execução.





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+