Luanda - Mais de oitocentos casos de cancro da próstata foram registados, este ano, na sequência de oito mil exames de rastreio, realizados nas distintas unidades hospitalares do país, informou nesta sexta-feira, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
A ministra falava à imprensa, a margem da terceira reunião ordinária da Comissão Nacional de Luta contra HIV/SIDA e Grandes Endemias, orientada pela Vice-presidente da República, Esperança da Costa.
De acordo com a governante, este número preocupa o Ministério da Saúde que trabalha na educação da população masculina, para aderência ao rastreio do câncer da próstata.
“Já começamos a fazer esse exercício. Para além do exame físico, também é feita uma análise”, explicou.
No quadro do Novembro Azul, mês dedicado a luta contra o câncro da próstata, a governante exortou aos homens a procurarem às unidades sanitárias para o rastreio da doença.
“O toque retal pode salvar a sua vida. Então, todos os homens, com idade igual ou superior aos 40 anos, devem fazer o rastreio do câncer da próstata”, disse.
Novembro Azul é uma campanha mundial que acontece durante o mês de Novembro, para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer da próstata. MEL/OHA