Cabinda - Cerca de 60 mil cidadãos nacionais residentes na província de Cabinda, norte de Angola, poderão beneficiar de passes de acesso aos autocarros de transportes públicos, denominados GiraMais Regular.
O anúncio é do presidente da Comissão Executiva da Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI), Mário Nsingi, que na quinta-feira procedeu ao lançamento do processo de operacionalização do passe GiraMais Regular, nesta região do país.
Para a materialização desse projecto, a empresa abriu uma loja nas instalações do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) e um conjunto de quiosques ao nível da província para facilitar o atendimento aos utentes.
De acordo com a fonte, pretende-se com essa iniciativa, substituir gradualmente o pagamento com dinheiro físico o bilhete de viagem nos autocarros públicos e garantir maior segurança aos passageiros.
Mário Nsingi disse que estudos apontam que das 200 mil pessoas transportadas mensalmente em autocarros da província de Cabinda, 60 mil não são utentes de transportes públicos.
Para inverter esse quadro, o responsável disse que a ENBI está a trabalhar com nove operadoras de serviços de transportes públicos, com as quais assinou acordos de adesão, que simbolizam a formalização da relação entre as empresas com o Sistema Nacional de Bilhética Integrada.
Ao todo, disse, a região vai contar com uma frota de 30 autocarros com equipamentos electrónicos já instalados, 43 motoristas, 20 fiscais, 21 tesoureiros, 22 gestores, 18 técnicos de manutenção e 16 assistentes de tecnologias treinados para a operacionalização do equipamento.
Para o vice-governador de Cabinda para o sector Económico, Macário Lembe, os referidos serviços vão dinamizar as políticas sociais, bem como facilitar maior mobilidade no embarque e desembarque de passageiros. JFC/JL