Menongue - O bispo da Diocese de Menongue (Cuando Cubango), dom Leopoldo Ndakalako, reiterou hoje, terça-feira, a necessidade dos cidadãos actualizarem os seus dados, para o êxito da realização das eleições gerais de Agosto próximo.
“A participação do cidadão no acto eleitoral constitui um dever de cidadania, por via do qual participa na eleição dos deputados e outros órgãos de soberania do país, que têm a legitimidade de resolver os problemas da sociedade, o que exige de cada partido mobilizar os seus militantes para este acto”, destacou o prelado em declarações à imprensa, depois de cumprir com este dever de cidadania.
O católico apelou à população no sentido de poder participar de forma consciente e livre, expressando, nas urnas, a vontade de cada um, elegendo os futuros dirigentes do país.
Considerou célere o processo em causa, embora a entrega dos cartões ficou aprazada para 1 de Abril.
Lembrou que, desde o início do registo oficioso, a igreja Católica, em parceira com o governo, lançou igualmente o apelo aos cristãos e não só, no sentido de cumprirem com esse dever patriótico.
Essa sensibilização activa e exemplar, de acordo com dom Leopoldo Ndakalako, tem decorrido aos sábados e domingos nas paróquias espalhadas no Cuando Cubango, para que todos os cristãos possam aderir ao processo, por constituir um factor de cidadania e de participação política consciente.