Menongue - O bispo de Menongue (Cuando Cubango), dom Leopoldo Ndakalako, apelou hoje, terça-feira, os partidos políticos a transmitirem mensagens de paz e de unidade nacional, para que os cidadãos possam ir às urnas com civismo.
Falando à imprensa, por ocasião das eleições gerais de 24 de Agosto próximo, pelo Presidente da República, João Lourenço, o prelado católico defendeu a necessidade dos políticos pautarem por linguagens que unem os angolanos e “sem recursos ao passado que possa abrir feridas já saradas”.
Segundo o bispo, os políticos devem primar por uma linguagem que não incentiva a violência, o ódio e outros comportamentos conexos antes, durante e depois das eleições.
“Precisamos de discursos de paz e não aqueles que podem minar a maior festa da democracia, onde os cidadãos têm a oportunidade de escolher livremente os futuros governantes do país”, enfatizou.
Dom Leopoldo Ndakalako disse esperar por discursos construtivos e que motivem os cidadãos para uma participação consciente no exercício do direito de voto, de modo a que cada angolano motivado saiba, de forma prudente, contribuir para edificação de uma nova Angola.
Por isso, considerou necessário a participação de todos nas tarefas de educação cívica eleitoral.
Reagindo as declarações do prelado católico, o secretário da UNITA no Cuando Cubango, Francisco Gaio Kakoma, admitiu que a organização político-partidária está preparado para transmitir mensagens de fortalecimento da democracia, para que os cidadãos participem com civismo nas eleições gerais.
Considerou que as eleições constituem uma festa e não o sinónimo de confusão, pois o cidadão tem o direito de escolher os futuros governantes do país, num período de cinco anos.