Luanda- A direcção da Liga Africana de Basquetebol (Basketebol África League (BAL), na sigla em inglês, pretende estabelecer parcerias com as autoridades angolanas, para estender o desenvolvimento da modalidade no continente.
A informação foi avançada esta quinta-feira, à imprensa, pela presidente do Conselho de Administração da Associação de Basketball África League (BAL), Clare Akamanzi, no final da audiência com o Presidente da República, João Lourenço.
Clare Akamanzi fez saber que neste momento a associação está a trabalhar com os responsáveis do ministério da Juventude e Desportos, sublinhando que detalhes mais específicos sobre essa parceria serão anunciados em tempo oportuno.
O responsável informou que a direcção da BAL pretende que Angola, pela experiência e títulos que possui ao nível dos campeonatos internacionais da modalidade, albergue uma das conferências ou a fase final da Liga Africana de Basketebol.
Em sua opinião, Angola merece realizar a prova, porque é “muito forte” nessa modalidade “e achamos que faz sentido Angola albergar a prova”.
Egipto, Senegal e África do Sul já acolheram as conferências da BAL, enquanto que a fase final disputa-se sempre no Rwanda.
Basketball África League
A BAL é a primeira liga fora da América do Norte a ser organizada pela NBA e tem o objectivo de desenvolver o desporto no continente africano, bem como descobrir e promover talentos locais.
Foi lançada em 2021 e conta com a participação de 12 equipas representando diferentes países africanos.
As equipas são escolhidos através de torneios classificatórios realizados pela FIBA Africa, onde as melhores de várias ligas nacionais disputam uma vaga na competição.
Ela é estruturada em duas conferências regionais, com uma fase de grupos e depois playoffs, culminando em uma partida final que determina o campeão.
NBA investe em infraestrutura e capacitação de jogadores e treinadores para desenvolver o basquete no continente.
Grandes estrelas da NBA, como o ex-comissário Adam Silver e o jogador DikembeMutombo ajudaram a promover a liga e a desenvolver sua presença na África.
A NBA África League visa não apenas popularizar o basquete no continente, mas também usar o desporto como uma plataforma para o desenvolvimento social e económico na África.
A liga oferece aos jogadores africanos uma chance de competir em alto nível, com visibilidade para oportunidades na NBA e outras ligas internacionais.
A BAL tem atraído cada vez mais atenção e patrocinadores, e é um projecto ambicioso que busca elevar a modalidade africana ao cenário global. AFL/DC