Menongue- O candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, garantiu esta sexta-feira, em Menongue, implementar vários projectos nos domínios rodoviário, energia e águas, em prol da melhoria da qualidade de vida da população, caso vença as eleições de 24 de Agosto próximo.
O cabeça-de-lista do MPLA intervinha num acto político de massas na capital da província do Cuando Cubango, no quadro do próximo pleito eleitoral (24 de Agosto).
João Lourenço destacou, na ocasião, que aspira por uma melhor província do Cuando Cubango, numa alusão a multiplicação de investimentos locais, principalmente no sector industrial, a favor do desenvolvimento socioeconómico e da melhoria das condições de vida das populações.
Na sua terceira visita ao Cuando Cubango, em menos de seis meses, o líder do MPLA disse estar engajado na procura de mais financiamentos para a recuperação e conclusão de estradas, com realce para a via Cuchi/Cutato e Konga/Cuito, que já estão em execução.
Para um segundo mandato, caso seja eleito, promete a reabilitação das estradas Caundo/Balachau/Sabate e de Catuite. Esta última rodovia liga Angola à República da Namíbia e já tem financiamento.
O candidato do MPLA a Presidente da República anunciou, ainda, que, entre as próximas realizações de impacto socioeconómico previstas, inclui-se a construção da via Cuito Cuanavale/Mavinga/Rivungo.
Informou estarem em fase de conclusão as obras da ponte sobre o Rio Mpalei, assim como os trabalhos de contenção de cinco ravinas, que punham em perigo a vida da população e criavam outros constrangimentos as infra-estruturas locais.
Ao reconhecer que a província do Cuando Cubango precisa de mais infra-estruturas, tais como estabelecimentos de ensino e indústrias, alertou que estes projectos só serão implementados com o MPLA no poder.
Na sua intervenção, dirigida aos militantes, simpatizantes e amigos do seu partido, o cabeça-de-lista do MPLA apelou ao voto para sua agremiação política, para que possa dar prosseguimento aos vários projectos que visam desenvolver o país e a província do Cuando Cubango, em particular.
Energia eléctrica
Referiu-se a ligação da província a rede nacional de distribuição de energia eléctrica, a partir das barragens do Ngove (Huambo), Lauca, Kapanda e Soyo.
A província dispõem apenas de 50 megawats de energia na sua central, cuja capacidade só beneficia 50 mil habitações.
João Lourenço perpectiva, igualmente, para o Cuando Cubango a implementação de 17 projectos no domínio fotovoltaico para o aumento da potência eléctrica, numa parceria com a empresa norte-americana, SonAfrica.
Água potável
O cabeça-de-lista do MPLA garantiu, também, aumentar em mais de quatro mil e 400 ligações domiciliares de água potável, com ampliação do actual sistema.
O MPLA, colocado na posição 8 do boletim de votos, concorre ao poder político e legislativo no presente pleito eleitoral com a UNITA, APN, PRS, FNLA, PHA e o P-NJANGO, bem como a coligação CASA-CE.
Nas eleições gerais de 2017, o MPLA obteve na província do Cuando Cubango 80 mil 339 votos, representando 73,10 por cento do total, cifra que o permitiu eleger quatro deputados à Assembleia Nacional.
As eleições gerais de 2022 contam, pela primeira vez, com a participação de angolanos residentes no estrangeiro, e são as quintas, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
São esperados 14 milhões 399 eleitores, dos quais 22 mil 560 no estrangeiro.