Luanda – O ministro das Relações Exteriores, Téte António, deslocou-se este sábado a Bruxelas, Reino da Bélgica, onde vai representar Angola na 115ª sessão do conselho de ministros da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP).
O encontro, a decorrer de 27 a 29 do corrente mês, vai debruçar-se sobre a preparação da 10ª Cimeira da organização, a realizar-se de seis a 10 de Dezembro próximo, em Luanda, bem como da 45ª sessão do Conselho de Ministros de África, Caraíbas e Pacíficos (ACP)/União Europeia.
A delegação angolana é integrada pelo director para Europa do Ministério das Relações Exteriores, Júlio Maiato, e pelo coordenador para a preparação da 10ª Cimeira da OEACP, José Guerreiro Alves Primo.
Apesar de ter relações de parceria histórica com a União Europeia, a OEACP pretende transformar-se numa instituição forte e capaz de trabalhar em solidariedade, para melhorar as condições de vida dos povos das 79 nações membros.
Perspectiva também alargar as suas relações com outros parceiros estratégicos, assim como reforçar a cooperação entre os Estados-Membros.
A OEACP tem como secretário-geral o angolano Georges Rebelo Pinto Chikoti, sendo o primeiro angolano a ocupar um cargo.