Baku (Da enviada especial) - Angola e Quirguistão assinaram esta terça-feira, em Baku, Azerbaijão, um memorando de entendimento sobre consultas políticas que vai identificar novos sectores de cooperação entre os dois países.
O acordo assinado, à margem da COP29, foi testemunhado pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, e assinado pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Quirguistão, Zheenbek Kulubaev.
Segundo o memorando as consultas podem abranger questões como o aprofundamento e expansão da cooperação política, económica, cultural, tecnológica, consular, entre outras.
Na ocasião, o diplomata do Quirguistão manifestou o interesse do seu país em cooperar com Angola nos mais variados domínios .
O governante referiu que durante o encontro com a Vice-Presidente da República foram analisadas questões ligadas às relações bilaterais, com vista ao fortalecimento da amizade existente.
“O Quirguistão é um país centro-asiático e está interessado em activar nossas relações com os países do continente africano, Angola é um dos principais", sublinhou.
Avançou que abordaram ainda questões sobre como activar as relações de diálogo político comércio , turismo
O Quirguistão é um país da Ásia Central, ex-integrante da antiga União Soviética. Tem fronteira ao norte com o Cazaquistão, a oeste com o Uzbequistão, a sul com o Tajiquistão e a leste com a China.
Com pouco mais de sete milhões de habitantes, o país tem como capital a cidade Bisqueque. FMA/VIC