Luanda - A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, dialogou, esta terça-feira, em Luanda, com o embaixador do Egipto em Angola, Mohamed Atta, com quem abordou o reforço das relações parlamentares entre os dois países.
Em declarações à imprensa, no final do encontro, o diplomata referiu que a audiência serviu, igualmente, para analisar a contribuição do parlamento egípcio no reforço da democracia em Angola.
Na ocasião, o embaixador Mohamed Atta informou que os parlamentos de Angola e do Egipto cooperam em diferentes áreas, em particular a relacionada com a democracia.
Os dois países têm excelentes relações comerciais, sendo que no ano de 2019 o volume de negócios entre si passou de 600 milhões de dólares para três mil milhões.
Ainda no quadro da cooperação bilateral, Angola tenciona reforçar as relações comerciais e aproveitar a experiência egípcia na produção de electrodomésticos, componentes de automóveis e indústrias electrónicas.
Autoridades tradicionais
Numa outra audiência, a presidente da “Casa das Leis” analisou com rei Tchongolola Tchongonga do Reino dos ovimbundos, no Bailundo, questões ligadas ao início do ano agrícola.
De acordo com o soberano, a população do Bailundo é tradicionalmente agrícola, razão que o levou a pedir à presidente da Assembleia Nacional intervenção para facilitar a aquisição de inputs agrícolas.
Manifestou preocupação em relação aos conflitos de terras que se registam na região, questão, que segundo o rei, será abordada no próximo encontro das autoridades tradicionais.
O rei Tchongolola Tchongonga reiterou a disponibilidade de colaborar com o Estado na resolução dos principais problemas que afligem a população.
Defendeu a necessidade do Estado e as autoridades tradicionais manterem contactos permanentes.