Luanda – Angola assumiu esta semana, em Hanói (Vietname), a vice-presidência do Conselho Mundial da Paz (CMP) para a região africana, com a eleição da angolana Elisa Salvador.
Segundo uma nota de imprensa enviada este sábado à ANGOP, a também actual presidente da Liga Angolana de Amizade e Solidariedade com os Povos (LAASP) foi eleita como vice-presidente deste organismo internacional no final da 22ª Assembleia Mundial de Paz, que decorreu de 21 a 26 deste mês, em Hanói.
Em representação do Governo angolano, no certame, Elisa Salvador, considerou necessária a acção do Conselho Mundial da Paz na preservação de um mundo melhor sem conflitos.
Ao discursar no encontro, a responsável lembrou que Angola “não apoia as lutas e conflitos militares, golpes de Estado e movimentos rebeldes”, mas desenvolve uma ajuda activa internacional em busca de soluções e união entre os povos, primando sempre pelo diálogo e manutenção da paz e da estabilidade dos países.
Na ocasião, destacou o papel do Presidente da República de Angola, João Lourenço, que de forma abnegada busca pela união dos africanos, tendo sido distinguido como o campeão da Paz, título que demonstra o trabalho e esforço do Chefe de Estado angolano na segurança da paz.
Além disso, referiu que o plano interno de Angola também prima pela preservação dos direitos das pessoas, em especial das crianças e da juventude.
A 22ª Assembleia do Conselho Mundial da Paz, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) teve como objectivo o “fortalecimento da luta anti-imperialista e a solidariedade por um mundo de paz e justiça social”.