Londres - Liz Truss foi hoje indigitada primeira-ministra do Reino Unido, depois de se encontrar com a rainha Isabel II, que lhe pediu para formar um novo governo, após aceitar a demissão de Boris Johnson.
Numa fotografia tornada pública, a Rainha II, apoiada numa bengala, cumprimentou Truss, que se tornou a 15.ª chefe de governo em 70 anos de reinado da monarca de 96 anos.
Boris Johnson saiu do Castelo de Balmoral na Escócia, minutos antes, cerca das 12:00, onde chegou esta manhã com a esposa, Carrie, para ser recebido pela rainha.
Num comunicado, o Palácio de Buckingham refere que Johnson "apresentou a sua demissão como primeiro-ministro e Primeiro Lorde do Tesouro, que sua majestade teve o prazer gracioso de aceitar".
Liz Truss vai agora viajar de regresso a Londres para a residência oficial em Downing Street, onde fará um discurso pelas 16:00, e começar a anunciar a composição do governo.
A transição resultou da eleição interna para a liderança do Partido Conservador iniciada em Julho, da qual Truss foi declarada vencedora na segunda-feira com 57% dos votos.