Teerão - O exército iraniano revelou hoje a existência de uma base aérea subterrânea de aviões de caça, apresentada como capaz de resistir a eventuais bombardeamentos norte-americanos, a poucos dias da celebração de mais um aniversário da Revolução Islâmica de 1979.
A base Águia 44 da Força Aérea "tem capacidade para receber todos os tipos de aviões de caça e bombardeiros, e ainda 'drones' (aeronaves não tripuladas)", afirmou a agência oficial Irna, que à semelhança de outros "media" difundiu fotos e imagens vídeo.
Em Maio de 2022, o Irão tinha já revelado pela primeira vez imagens de uma base de 'drones' situada nas montanhas de Zagros, no oeste do país.
A Força Aérea iraniana está sobretudo equipada com aviões de combate russos Mig e Sukoi datando da época soviética, de alguns aparelhos chineses, e de F4 e F5 norte-americanos anteriores à Revolução Islâmica de 1979. Nos últimos anos, o país fabricou aviões de combate Azarakhsh, uma versão do F-5.
O Irão também começou a desenvolver programas de 'drones' na década de 1980, no decurso da guerra Irão-Iraque (1980-1988).