Luanda -A Rede de Mediateca de Angola (REMA) enalteceu, esta quarta-feira, em Luanda, a escritora angolana Kanguimbo Ananás pelo contributo na afirmação das artes angolanas em particular, e no domínio social, em geral.
A homenagem ficou marcada por a momentos de dança, música e poesia de artistas nacionais, bem com entrega de diploma de mérito.
Para a directora da Rede de Mediateca de Angola(REMA) para w área técnica, Juliana Panzo, a homenagem a escritora é fruto do seu contributo e o percurso de vida que tem influenciado, principalmente a nova geração.
Fez saber que a REMA assenta as suas acções na promoção de educação, informação, ciências e tecnologia, cultura e arte.
Dentro das suas estratégias de actuação, disse, decidiu distinguir uma mulher que nfluencia positivamente a sociedade angolana, principalmente jovens, por meio das suas acções como psicóloga e escritora
Por seu turno, o docente universitário Scoth Cambolo referiu que os escritos de Kanguimbo trazem a tona o respeito aos valores culturais e a própria arte, numa poesia que não se esgota, mas que prevalece na memória, fruto da longevidade e solidez das obras.
Enalteceu o contributo e a proeza da também poetisa, referindo que a arte por si só convoca o autor a seriedade e verticalidade, virtudes característicos da Kanguimbo.
A homenageada considerou o momento indiscritivel e enalteceu a iniciativa da instituição não só pelo reconhecimento dos feitos em prol da sociedades académica, literária e social no geral, em especial a juventude.
Natural do Namibe, a escritora é autora dos livros “Seios do Deser-to”, “O Avô Sabalo”, “Soba Kangueia e a Palavra”, “As Férias de Yahula”, “Pétalas Rasgadas” e “O regresso de Kambongue”.