Luanda - Uma exposição de objectos de arte, imagens ilustrativas e obras de escritores angolanos foi aberta esta segunda-feira, em Accra, Ghana, para celebrar os 49 anos da Independência Nacional, assinalado a 11 de Novembro.
De acordo com uma nota de imprensa, enviada hoje à ANGOP, o evento a decorrer até ao dia 14 do corrente mês, para dar a conhecer o potencial económico, turístico e de infra-estruturas de Angola, uma iniciativa da missão diplomática naquele país africano.
Na abertura da exposição, o embaixador de Angola no Ghana, João Baptista Quiosa, considerou o 11 de Novembro uma data memorável para todos os angolanos, pelo que a ocasião deve servir para reforçar os laços de irmandade, solidariedade e boa convivência.
Salientou que todos os angolanos, em qualquer parte do mundo onde se encontram, devem saudar e reconhecer os feitos daqueles que lutaram pela independência do país.
Por outro lado, foi apresentado um vídeo sobre o potencial produtivo e de infra-estruturas da República de Angola, com destaque para o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto e do Corredor do Lobito, tendo os presentes sido elucidados sobre os progressos que o país tem alcançado.
A 11 de Novembro de 1975, o presidente do MPLA, António Agostinho Neto, proclamou a independência de Angola "perante África e o Mundo", depois de mais de 500 anos de colonização portuguesa. VIC