Huambo – As comemorações dos 50 anos da Independência Nacional na província do Huambo serão marcadas com festivais do Otchinganji, enquanto componente cultural da tradição dos ovimbundos, soube a ANGOP, esta sexta-feira.
A informação foi prestada à imprensa pelo coordenador adjunto da Comissão de Efemérides na província do Huambo, Jeremias Piedade, no final da X sessão ordinária do Governo local, presidida pelo governador Pereira Alfredo.
Disse que os festivais, cujas datas serão divulgadas em breve, decorrerão no campo pelado do Ferrovia do Huambo, arredores desta cidade, com o objectivo de promover e colocar em evidência o valor histórico da figura do palhaço (homem mascarado), localmente conhecido como Otchinganji ou Tcjinganji, segundo a região do país.
Salientou que a exibição deste símbolo do poder tradicional será acompanhada com danças e canções do estilo olundongo, com o objectivo de transmitir à nova geração os valores culturais do país, em particular, dos Ovimbundu, tendo em conta os sacrifícios dos ancestrais, para a conquista da Independência Nacional.
A aparição pública do Otchinganji, símbolo da cultura mítica ancestral, acompanhada de danças e canções do estilo olundongo, deve apenas acontecer, de acordo com a tradição local, a partir das 13 horas de domingo e, acima de tudo, em campos pelados ou terrenos baldios.
Trata-se de uma cerimónia que se inicia com rituais tradicionais no recinto, com o objectivo de afugentar “os maus espíritos”.
Para proporcionar uma festa tipicamente tradicional, Otchinganji, que se caracteriza em bwangungu, sakalumbo, kavyula, Cavange, Elumba e Ngulo, é acompanhado pelo som do batuque e canções diversas.
Para os ovimbundos, no Planalto Central de Angola, a figura do Otchinganji representa uma das partes da iniciação tribal, com um papel sagrado, pois, para além de fazer parte do ritual folclórico, também, desempenha a função educativa, instrutiva e, ao mesmo tempo, mística.
Esta figura cultural representa o acesso aos rituais sagrados da comunidade, por parte daqueles que passaram pela circuncisão, assim como a maturidade nos usos e costumes consagrados como mais importantes da comunidade.
O Otchinganji não só anima a comunidade, concretamente no caso das danças, rituais e cerimonias mais importantes, como, também inspira ordem, disciplina e respeito.
Outos eventos
Paralelamente, Jeremias Piedade informou que será realizado o festival das Vozes do Planalto, para além do “Grande prémio cidade do Huambo em automobilismo e ciclismo”, com seis horas internacionais, e taças de diversas modalidades desportivas.
Jeremias Piedade disse que o acto provincial dos 50 anos da Independência Nacional será realizado, em princípio, no Estádio Municipal das Cacilhas, em construção nos arredores da cidade do Huambo.
Acrescentou que durante as festividades serão inauguradas várias infra-estruturas sociais, para além de se destacar as conquistas da província do Huambo nos últimos 50 anos da Independência Nacional.
A efeméride será comemorada sob o lema “Angola 50 anos: Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”.
As festividades terão início de 11 de Novembro do corrente ano a 31 de Dezembro de 2025, abrangendo todo o território nacional, missões diplomáticas e consulares de Angola.
A X sessão ordinário Governo da província do Huambo abordou, entre outros, o plano de desenvolvimento do sector eléctrico, situação da Empresa Pública de Água e Saneamento, projectos do Njila, acções paralisadas do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e a recolha de lixo porta a porta. ZZN/ALH