Lubango - A Universidade Mandume ya Ndemofayo (UMN) e a sua congénere pública da Namíbia, a Osahakati Campus, estão a ensaiar estratégias para firmar, em breve, um acordo de cooperação, com prioridade para os cursos de agronomia hidráulica e engenhaia ambiental.
Uma delegação composta por quarenta e cinco membros da associação Ubunto Social Club, da Universidade da Namíbia - Campus de Oshakati visitou, nesta segunda-feira, a Reitoria da Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UMN), no âmbito de uma tournée de familiarização que aquela organização realiza pelas cidades angolanas do Lubango e Moçâmedes.
A visita teve como objectivo interagir culturalmente com membros da comunidade académica da UMN e inteirar-se da metodologia organizacional desta, segundo o vice-reitor da UMN para o assuntos académicos, Francisco Domingos Cambanda.
“Nós hoje temos cooperação com congéneres europeias, asiáticas e americanas, por que não olharmos para aqui ao pé de nós, não é correcto que deixemos de cooperar com os nossos vizinhos”, argumentou o académico.
Sinalizou que a cidade de Oshakati, a perto de 500 quilómetros do Lubango, tem uma universidade (Oshakati Campus) bem colocada no ranking africano, por isso olha-se com prioridade para essa relação com a Namíbia.
A delegação do Ubunto Social Club liderada por Lukas Matati Josua foi recebida pelo vice-reitor da UMN para os Assuntos Académicos, Francisco Domingos Cambanda e pelo para Assuntos Científicos e Pós-graduação, Francisco Maiato Pedro Gonçalves, tendo estado presentes no encontro os membros do Conselho de Direcção da UMN, docentes e as Associações de Estudantes.
Fundado em 2008 por funcionários do Campus de Oshakati da Universidade da Namíbia, o Ubunto Social Club tem como objectivo principal facilitar as interacções sociais e recreativas entre os funcionários, promovendo uma melhor colaboração, fortalecendo as relações inter-pessoais e o trabalho em equipa entre os funcionários da Universidade da Namíbia.
Com 30 mil estudantes, 1.200 dos quais em regime de internato, o Campus foi fundado a 31 de Agosto de 1992, é a maior instituição de ensino superior da Namíbia.
Tem quatro faculdades e 17 cursos, possui laboratórios com internet acessível aos alunos 24 horas por dia, instalações de vídeo e teleconferência são uma prática comum, permitindo que professores especializados ensinem alunos em programas de pós-graduação.
A UMN é uma instituição pública angolana multicampus sedeada na cidade do Lubango, nasceu das reforma de 2008, descendendo da "Agostinho Neto" e tem a sua acção circunscrita às províncias da Huíla, com cinco unidades orgânicas, e do Cunene, com uma. MS