Dundo – Duzentos e cinquenta alunos do ensino primário de várias escolas na província da Lunda Norte, começaram a beneficiar nesta terça-feira do projecto “Catoca aluno”, que visa apoiar financeiramente famílias com dificuldades de adquirir material didáctico e não só.
O projecto, implementado pela Fundação Brilhante, braço social da ENDIAMA EP é financiado pela Sociedade Mineira de Catoca, beneficia igualmente, 30 estudantes do ensino superior com bolsas internas e externas, para licenciatura, mestrado e doutoramento.
Conforme o director-geral da Fundação Brilhante, Bruno Dos Santos, cada aluno do ensino primário beneficiará de uma transferência monetária de 36 mil kwanzas, trimestralmente.
Para a licenciatura, o valor da bolsa interna está fixado em 216 mil kwanzas para cada estudante por trimestre, sendo que para externa o montante será Kz um milhão, 506 mil.
A bolsa interna para o mestrado está fixado em Kz 600 mil/trimestre e a externa em dois milhões, 529 mil kwanzas, o mesmo valor para os beneficiários do curso de doutoramento no exterior do país.
O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, sublinhou no lançamento do projecto, que a iniciativa vai minimizar as dificuldades de muitas famílias em manter seus filhos na escola por carência financeira.
Actualmente, a Lunda Norte tem 179 escolas, comportando 1.671 salas de aulas, que permitiram a inserção de 263.967 cidadãos no sistema normal de ensino este ano, que são assegurados por 3.869 professores.