Luanda - O Ministério da Educação (MED) apontou, esta quarta-feira, a necessidade de os professores apostarem numa educação resiliente e com novas formas de actuação.
Em mensagem por ocasião do Dia Mundial do Professor, 5, a que a ANGOP teve acesso, o MED destaca, ainda, a necessidade de se olhar na forma de organização do ensino, nos meios, e estratégias utilizadas, no currículo, e na incorporação de instrumentos que encurtam e facilitam o acesso ao conhecimento.
O MED salienta que o professor é quem efectivamente dá vida e substância a essa transformação, ressaltando que o princípio e fim da transformação da educação é na pessoa do professor.
Explica que o professor é aquele que melhor compreende os fenómenos sociais, ambientais, culturais e científicos e a forma de, através do ensino, levar os alunos à aprendizagem.
O departamento ministerial saúda o professor pelo trabalho desenvolvido, com afinco, na educação e ensino das crianças.
O Dia Mundial do Professor homenageia todos os que contribuem para o ensino e para a educação da sociedade.
Este dia promove todos aqueles que escolheram o ensino como forma de vida e que dedicam o seu dia-a-dia a ensinar, crianças, jovens e adultos. A mensagem do Dia Mundial do Professor está na dignidade e na importância do professor na sociedade, como construtor de pessoas.
A data foi criada pela UNESCO em 1994 com o objectivo de chamar atenção para o papel fundamental dos professores na sociedade e na instrução da população.
Angola conta, actualmente, com cerca de 210.674 professores.