Lubango - Cinquenta e cinco professores formadores do ensino secundário dos 14 municípios da província da Huíla estão a ser capacitados em técnicas de uso de laboratórios, para a aplicação nas disciplinas de Química, Física e Biologia.
A formação com duração de três dias, tem como objectivo transmitir novas estratégias de ensino-aprendizagem nessas disciplinas, desde a reorganização dos laboratórios, formação de professores e apoio pedagógico nas componente técnica, tecnológica e prática.
O foco é, também, permitir uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nessas disciplinas consideradas da componente científica, replicando-os para que um maior número de docentes tenham o domínio do funcionamento dos laboratórios, segundo o inspector provincial da Educação na Huíla, Paulo Nóbrega.
Em declarações à ANGOP, à margem da abertura do evento, o inspector lamentou o facto de estarem a ouvir com alguma regularidade reclamações de várias escolas sobre a faltas de laboratórios, quando as que têm não os exploram.
Justificou que a dinâmica das tecnologias torna cada vez mais os equipamentos em instrumentos complexos, daí a necessidade de serem capacitados os professores formadores que terão a missão de replicar os conhecimentos.
"Nesta perspectiva, temos a destacar a formação já de 20 professores munidos de conhecimentos sobre orientação em matérias vocacionais e profissionais, assim como 35 formadores em metodologia do ensino de ciências ", elucidou. BP/MS