Luanda – Cinquenta estudantes bolseiros angolanos viajam esta semana para frequência de licenciatura, mestrado e doutoramento na República da Hungria, informou, esta segunda-feira, em Luanda, o director-geral do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), Milton Chivela.
O responsável, que falava à imprensa do final do acto de despedida dos estudantes, ressaltou que esta acção é fruto do memorando de entendimento entre os dois países, assinado em Novembro de 2020.
No quadro do memorando, o governo da Hungria comprometeu-se em disponibilizar 150 bolsas de estudos.
Conforme o responsável, o acordo, com duração de três anos, visa a cedência de 50 bolsas de estudos por ano, sendo este o cumprimento do envio dos primeiros estudantes dentro acordo.
No âmbito do protocolo, ressaltou, o Governo de Angola não terá qualquer custo com a formação, cabendo unicamente ao Governo da Hungria os custos inerentes a formação.
Explicou que os estudantes, que começam a realizar os testes de Covid-19 terça-feira, 31, far-se-ão acompanhar de funcionários do INAGBE até a Hungria.
Os estudantes foram seleccionados tendo em conta a idade, que varia entre os 18 aos 45 anos, e cursos prioritários que são os de engenharia, medicina, ciências da saúde, no quadro do Plano Nacional de Formação de Quadros.
Por sua vez, o candidato a frequência de mestrado em Engenharia Biomédica, Edson Chicale, disse ter perspectivas altas, considerando ser uma oportunidade única para a obtenção da bolsa, esperando que no período de dois anos finalize o curso.
De 24 de idade, proveniente da província da Huila, anseia, após a conclusão do curso, poder regressar e contribuir para o desenvolvimento do país.
Já a bolseira Tuzolana Kialanda, de 20 anos, natural de Luanda, manifestou satisfação tendo em conta que submeteu a candidatura no último momento.
Para frequentar o curso de licenciatura de engenharia Eléctrica, considera-se grata pela oportunidade e mostra-se preparada para o desafio.
Na ocasião o ex-bolseiro André Nginga Nkula encorajou os novos bolseiros a estudarem com afinco e dedicação e a aproveitarem a oportunidade, visto que vão a uma das melhores escolas do mundo.
Apelou para o foco, dedicação e ao respeito das leis, regras, normas e procedimentos da República da Hungria.