Ministra considera inegociável satisfação das expectativas dos angolanos

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 14 Outubro de 2022 | 17h05
Ministra das Finanças, Vera Daves, arrebata pela segunda vez o prémio "Euroknowledge Leadership".
Ministra das Finanças, Vera Daves, arrebata pela segunda vez o prémio "Euroknowledge Leadership".
Mauro Romeu

Washington DC (Do Enviado Especial) - A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, disse quinta-feira, em Washington DC, que o Executivo está comprometido em atender as expectativas do povo angolano.

A ministra, que falava à imprensa após conquista do prémio EuroKnowledge Leadership, atribuído pela FIN Banking, no Fórum Bancário em Mercados Emergentes 2022, à margem das “Reuniões Anuais” do Banco  Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI). 

“Os cidadãos estão ansiosos por ver resultados nas suas vidas. Apelamos que continuem a confiar e acreditar em nós, porque estamos comprometidos em atender as expectativas, não é uma missão fácil, mas o nosso compromisso é inegociável”, disse.

Ainda de acordo com a ministra, o prémio é extensivo a toda equipa económica do Executivo, pelo percurso corajoso e destemido que tem feito, aplicando os fundamentos certos na economia e nas finanças, fazendo a economia crescer de forma mais vigorosa.

Vera Daves aproveitou a ocasião para agradecer publicamente ao Presidente da República pela reiterada confiança. “O galardão mostra que a comunidade internacional está atenta ao trabalho desenvolvido pelo Executivo angolano. A comunidade internacional viu que estávamos na tempestade perfeita, queda do preço do petróleo, Covid-19, ainda assim não entramos em default, conseguimos honrar os compromissos elementares. Agora estamos a nos reerguer, com os principais indicadores macro-económicos a mostrar sinais fortes de recuperação”, acrescentou.

A delegação angolana presente em Washington é unânime que é imperioso não esmorecer, preservar as conquistas e apostar forte na economia real, com a aposta no sector não petrolífero, criação de postos de trabalho, a fim de se reflectir no bem-estar das pessoas. 

Segundo a ministra, com o alcance deste desiderato, o ciclo estará fechado, uma vez que os lados fiscal e cambiais estão estabilizados e no sector monetário está o BNA a combater a inflação de forma firme.

A FIN - Foreign Investment Network Limited representa uma pool de mais de 5 mil investidores, no ano passado, eles realizaram um evento em Dubai no Burg Ala Aram que arrecadou 2 bilhões de dólares para o Continente africano.

A ministra das Finanças foi também oradora e convidada de honra do Fórum FIN Banking realizado à margem das reuniões anuais.

Participaram neste Fórum o BM, FMI, Banco de Desenvolvimento Inter-Americano (BAfD) Ministros das Finanças, Governadores de Bancos Centrais e representantes de Instituições Financeiras.

 

 

 



Tags


+