Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Licenciados mais de 23 mil táxis no país

     Economia              
  • Luanda • Segunda, 15 Maio de 2023 | 20h42
Licenciamento e cadastramento massivo de Taxistas
Licenciamento e cadastramento massivo de Taxistas
Kinda Kyungu - ANGOP

Luanda - Vinte e três mil e 486 táxis, moto-táxis e embarcações foram licenciadas, no período de 27 de Abril a 15 de Maio deste ano, em todo país, pelo Governo no quadro da campanha de massiva de licenciamento e registo destes meios de transportes.

O Executivo angolano prorrogou por mais 15 dias o prazo da referida campanha.

A informação foi prestada esta segunda-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue, tendo detalhado que, do número em referência, 21 mil e 358 são moto-táxis, 857 táxis colectivos, 679 embarcações e 592 “gira bairro”.

Esclareceu que, do total já licenciado, o maior número encontra-se na província de Luanda, com quatro mil e 939 meios, onde quatro mil e 55 são moto-táxis, 155 gira bairro, 362 táxis colectivos e 367 embarcações.

O responsável fez saber que se estima a existência, no país, de 100 mil moto-táxis, 32 mil táxis e três mil embarcações a operar na informalidade.

Adiantou que se está a preparar uma proposta de regulamento, por parte do Ministério dos Transportes, para a formalização da actividade de táxis por aplicativos em Angola.

Por sua vez, o secretário de Estado para Comunicação Social, Nuno Caldas, apelou aos órgãos de comunicação pública e privada, durante o período de prorrogação, ao trabalho de divulgação, sensibilização e solicitação a todos intervenientes neste processo para acederem a esta campanha. A iniciativa, coordenada pelas administrações municipais, tem como público-alvo os prestadores de serviços de táxi, moto-táxi e detentores de embarcações artesanais.

Pretende-se com isso, entre várias metas, integrar no sistema, organizar e controlar a actividade dos táxis azuis e branco, mini-autocarros e os chamados "gira bairros", tendo em vista a melhor gestão da oferta.

Outro propósito é reduzir o índice de crimes perpetrados por má actividade de pesca artesanal, táxi e moto-táxi, além de massificar a formalização da actividade de pesca artesanal, táxi ocasional e moto-táxi.

O Governo busca também, com essa iniciativa, desencorajar a ilegalidade e massificar o licenciamento desses meios, por meio de um processo simplicado.

Durante a campanha, cujas brigadas são coordenadas pelas Direcções Municipais dos Transportes, Tráfego e Mobilidade, a emissão da Carteira Profissional para moto-taxista e o licenciamento do veículo moto-táxi foram a título gratuito.

Conforme a planificação do Governo, foram elegíveis nessa campanha os cidadãos que tenham nacionalidade angolana ou sejam estrangeiros residentes, maiores de idade e detentores de carta ou licença de condução.SJ/AC





Notícias de Interesse

Angola regista crescimento na ordem de 4,3%

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 21h09

Embaixador no Egipto fala das conquistas da Independência

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 21h04

Feira expõe potencialidades agrícolas da Lunda-Sul

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h43

Vice-Presidente desenvolve intensa agenda em Baku

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h35

EUA felicitam Angola pelo aniversário da Independência

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h14

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+