Luena - Uma ravina que ameaça demolir várias residências na cidade do Luena, província do Moxico, será intervencionada nos próximos oito meses, numa iniciativa do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação.
Orçada em mil e quinhentos milhão de kwanzas, a empreitada foi, esta quarta-feira, consignação à empresa de construção civil 7 Cunhas, no acto presenciado pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, e pelo governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala.
A contenção da empreitada, que contará com a fiscalização da empresa Horizonte Global, incidirá na construção de um canal rectangular de três metros de largura e um metro e meio de altura para colher as águas das chuvas.
A referida ravina em progressão no bairro Santa Rosa, com uma extensão de um quilómetro de canal, evoluiu no sentido Sul e Norte, ameaçando destruir, igualmente, uma estrada asfaltada recentemente, no quadro da Implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Ao intervir no acto, o vice- governador do Moxico para o sector Técnico e Infra-estruturas, Wilson Augusto, considerou que o trabalho visa garantir a segurança da população que reside nos arredores, reiterando a preocupação do Executivo na melhoria da condições de habitabilidade dos cidadãos.
Com este projecto, eleva-se para oito o número de ravinas que estão a ser intervencionadas na província, seis dos quais do âmbito central.
A nível da província do Moxico estão catalogadas 35 ravinas, com destaque para os municípios de Camanongue, Luchazes, Luau e Moxico (sede). MT/TC/YD