Lobito – O seguro sobre máquinas agrícolas e infra-estruturas de edifícios empresariais são os novos pacotes apresentados pela Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA), na décima segunda edição da Feira Internacional de Benguela (FIB).
Em declarações à ANGOP, o director de marketing da seguradora, Ricardo Tungo, alegou que esses dois seguros estão alinhados com o próprio tema da FIB, que é o desenvolvimento económico do Corredor do Lobito.
Explicou que sobre o seguro para máquinas, a companhia faz o registo e a valorização de todo o parque do cliente e classifica-o nas suas apólices. Posteriormente, havendo algum sinistro, acha o custo da reparação e identifica os técnicos que fazem o trabalho, de acordo com a zona, de modo a que o serviço seja mais célere.
“No caso destes não tiverem reparação, informamos ao cliente e vemos a possibilidade dele adquirir uma máquina nova”, esclareceu.
Quanto aos edifícios, disse que são assegurados e no caso de haver danos (destruição ou incêndio), enviam um profissional para fazer a avaliação e a seguir identifica-se o técnico para o reparar.
Questionado sobre as formas de pagamento dos clientes, Ricardo Tungo informou que estes pagam uma taxa sobre o valor da máquina ou do edifício, trimestral, semestral ou anualmente, conforme for mais cómodo para eles.
Exemplificou que se o cliente ter uma apólice no valor de 120 mil kwanzas e ter uma renda de 30 ou 40 mil kz, terá dificuldades de pagar no início do ano.
“Neste caso, fazemos um fraccionamento para permitir que ele pague os 30 mil Kz em Janeiro, a segunda prestação em Abril, a outra em Julho e a última em Outubro e assim cumprir com o seu compromisso”, afirmou o director.
Segundo ele, é uma protecção financeira porque não tendo o seguro, o cliente teria de desembolsar o valor para pagar e poderia não estar disponível.
O administrador referiu-se também ao seguro para particulares dizendo que a empresa trouxe o “Saúde Yami”, produto lançado no final do ano passado, tendo como particularidade o seu preço, por estar alinhado com o poder económico das famílias.
Ricardo Tungo afirmou que a ENSA tem marcado presença em todas as edições da FIB e já conta com oito títulos de melhor stand, em relação às outras seguradoras.
“Temos mais de 60 mil clientes a nível nacional e em termos de notoriedade da marca está a 85 por cento", afirmou o director. TC/CRB