Luanda – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) elegeu esta segunda-feira, por unanimidade, Haitham Al-Ghais, como novo Secretário-geral da instituição para os próximos três anos.
De acordo o comunicado da OPEP, a eleição aconteceu durante a I Reunião Extraordinária da Conferência da organização deste ano, no formato vídeo-conferência, a partir da cidade de Viena (Austrália), orientada pelo seu presidente, o congolês Bruno Jean-Richard Itoua.
O novo SG da OPEP, Haitham Al-Ghais, é natural do Kuweit e inicia as funções a partir do dia 1 de Agosto de 2022, substituindo o nigeriano Mohammad Sanusi Barkindo, que esteve no cargo durante 6 anos (exercício de dois mandatos).
Haitham Al-Ghais Al-Ghais é um veterano da Kuwait Petroleum Corporation (KPC), um conglomerado estatal do qual foi director dos escritórios em Pequim (China) e Londres (Reino Unido). Também foi responsável da organização a nível do Kuwait nos anos entre 2017 a 2021.
A OPEP, com sede em Viena, é uma organização intergovernamental fundada em 15 de Setembro de 1960 e que integra de 14 países.
Os membros desta organização representam 44% da produção global de petróleo e 81,5% das reservas de petróleo comprovadas do mundo, conferindo-lhe uma grande influência nos preços globais de petróleo.