Uíge - O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) procedeu, nesta sexta-feira, na província do Uíge, à inauguração da terceira agência regional, visando aproximar os serviços aos operadores económicos a nível do país.
Inaugurada pelo vice-governador para área Técnica e Infra-estrutura do Uíge, Alex Mutunda, a agência vai atender também os operadores económicos das províncias do Zaire e Malanje, estando equipada para prestar vários serviços disponíveis na agência central, em Luanda.
Para além da agência central, o BDA já conta com três agências regionais nas províncias do Huambo, Lunda Sul e Uíge, estando prevista a inauguração de outras nas províncias de Benguela e Huíla.
Em entrevista à imprensa, o administrador executivo para área de Negócios do BDA, Clemente Paulo, referiu que a agência vai igualmente instruir processos de créditos, adequados às micro, pequenas e médias empresas.
Referiu que o BDA já financiou 14 mil milhões de Kwanzas para a promoção de 58 pequenos e grandes projectos agropecuários na província do Uíge, estando em avaliação outras solicitações.
Por sua vez, a secretária de estado para a Economia, Dalva Ringote Allen, disse que a iniciativa faz parte do projecto do Executivo, que visa levar às comunidades os instrumentos de apoio e fomento à produção nacional.
Acrescentou que representa um engajamento contínuo e sistemático do Executivo, visando diversificar a economia nacional, através do financiamento e capacitação do empresariado nacional.
No âmbito das acções programadas na província do Uíge, o BDA vai proceder também ao lançamento de quatro produtos financeiros para os sectores da pesca e aquicultura, nomeadamente "Capital Circulante”, "Máquinas e Equipamentos”, "Estruturas e Infra-estruturas” e "Projectos de Investimento”.
Os novos produtos, destinados aos micro, pequenos, médios e grandes pescadores/armadores e aquicultores visam conferir maior consistência à solução de financiamento para as iniciativas empresariais dos segmentos da pesca e aquicultura, aliada às necessidades, expectativas e características dos operadores económicos dos referidos sectores, sendo que o BDA cobre até 95% do financiamento.
As soluções de financiamento para os sectores da pesca e da aquicultura cobrirão as solicitações dos promotores no âmbito das despesas correntes, máquinas e equipamentos, estruturas e infra-estruturas e oportunidades de investimento.