Zango - Os empresários angolanos e zambianos pretendem estreitar mais a cooperação no domínio da troca comercial de matéria prima, visando o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países.
A intenção foi manifestada, nesta quarta-feira, pelo responsável da Agência de Desenvolvimento da Zâmbia, Obby Banda, encarregue na promoção do comércio e investimento daquele país, durante uma visita de constatação na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo.
Obby Banda indicou que ainda existem oportunidades específicas para se complementar várias cadeias de valor com Angola.
“Ao visitarmos a Fábrica de Massa Alimentar, constatamos que Angola tem pouca matéria prima, enquanto nós zambianos produzimos o trigo em grande escala, mas nós não temos, na Zâmbia, uma fábrica que produz a massa”, disse.
Deste modo, acrescentou, os angolanos também podem investir neste sector, completando a cadeia de valor, como uma forma de fortalecer cada vez mais os negócios.
“Estamos aqui especificamente à procura de oportunidades de negócios, de formas a incrementar as relações entre Angola e Zâmbia”, sustentou, destacando que Angola tem um grande potencial em recursos naturais e um mercado que interessa os empresários zambianos.
Para si, a ZEE é uma zona regional e inter-regional que dá para fazer negócios, ressaltando, para tal, o factor proximidade de fronteiras entre os dois países, pois facilita as trocas comerciais.
Por outro lado, a administradora Executiva da ZEE, Carla Silvestre, referiu que a instituição do qual faz parte está comprometida com a busca de investimento privado (nacional e estrangeiro), no sentido de melhorar os níveis de industrialização e de diversificação económica do país.
Fez saber que a ZEE está igualmente a beneficiar da acção do Executivo, que implementou um conjunto de reformas económicas e sociais para mitigar a excessiva dependência da economia angolana do sector petrolífero.
Indicou que na estratégia de capacitar investidores e internacionalizar a economia angolana, a ZEE está integrar-se no processo da Zona de Livre Comércio dos países da SADC, pelo que reforça o sector para estar apto a responder aos desafios da referida zona.
A Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo foi criada em 2009, com o objectivo de contribuir para o fomento da produção nacional, criação de empregos e diversificação da economia angolana.
O grupo de empresários zambianos que visitou a ZEE acompanha o Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, em visita oficial a Angola.