Luanda – A conciliação dos estudos à prática do desporto por parte das crianças e jovens deve constituir prioridade, visando êxitos na carreira, disse esta quarta-feira, em Luanda, a ministra da juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto.
Em declarações à imprensa, após a recepção das selecções nacionais de judo e de lutas, que conquistaram medalhas nos campeonatos africanos (Argélia e Marrocos), a titular do sector afirmou que a combinação das duas actividades permite uma melhor compreensão dos aspectos inerentes pelos praticantes.
Acrescentou que actualmente verifica-se um grande empenho na captação de talentos para à prática do desporto e que devem ser melhor acompanhados pelos treinadores.
Desta, também incentivando os praticantes a conciliação do binómio estudo e o desporto.
“O meu apelo é que a conciliação entre a escola e prática do desporto permite aumentar a capacidade de inteligência dos praticantes. A melhor compreensão e assimilação dos conteúdos de treinos ministrados pelos treinadores. Por isso, um grande passo na busca de resultados positivos”, sublinhou.
Ana Paula do Sacramento Neto, realçou também o actual movimento das modalidades individuais, que ultimamente têm conquistado muitas medalhas para o país, principalmente o jiu-jitsu e artes marciais mistas (MMA).
Sobre o judo, a ministra argumentou que sendo uma modalidade olímpica, merece o devido tratamento para chegar aos próximos Jogos Olímpicos, em Paris2024.
Nas lutas, depois de manifestar também o seu regozijo pela medalha, prometeu trabalhar com a federação no sentido do país ser bem representado no mundial da Sérvia, em Outubro, pelo lutador Jones Mabungo (82 kg), que conquistou a medalha de bronze em Marrocos.
Por sua vez, o presidente da FAJUD, Hermenegildo dos Santos, disse terem cumprido com o principal objectivo no Campeonato Africano, com a conquista de medalhas de ouro e bronze, pelos judocas Edmilson Pedro (- 66 kg) e Maria Niangi (-70), em Marrocos e Argélia.
Da parte da Federação de Lutas, o presidente Mvemba André Mambuazi, apontou ainda como ganhos, a eleição de Angola como líder da Comissão da Mulher e Desportos da União Africana de Lutas.
A referida ocorreu durante o congresso da instituição continental, realizado no palco da competição de lutas, em Maio, na cidade de El Jadida, Marrocos.