Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministra apela a conciliação estudo e desporto

     Desporto              
  • Luanda • Quarta, 08 Junho de 2022 | 14h07
Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto
Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto
Clemente dos Santos

Luanda – A conciliação dos estudos à prática do desporto por parte das crianças e jovens deve constituir prioridade, visando êxitos na carreira, disse esta quarta-feira, em Luanda, a ministra da juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto.

Em declarações à imprensa, após a recepção das selecções nacionais de judo e de lutas, que conquistaram medalhas nos campeonatos africanos (Argélia e Marrocos), a titular do sector afirmou que a combinação das duas actividades permite uma melhor compreensão dos aspectos inerentes pelos praticantes.    

Acrescentou que actualmente verifica-se um grande empenho na captação de talentos para à prática do desporto e que devem ser melhor acompanhados pelos treinadores.

Desta, também incentivando os praticantes a conciliação do binómio estudo e o desporto.      

“O meu apelo é que a conciliação entre a escola e prática do desporto permite aumentar a capacidade de inteligência dos praticantes. A melhor compreensão e assimilação dos conteúdos de treinos ministrados pelos treinadores. Por isso, um grande passo na busca de resultados positivos”, sublinhou. 

Ana Paula do Sacramento Neto, realçou também o actual movimento das modalidades individuais, que ultimamente têm conquistado muitas medalhas para o país, principalmente o jiu-jitsu e artes marciais mistas (MMA).        

Sobre o judo, a ministra argumentou que sendo uma modalidade olímpica, merece o devido tratamento para chegar aos próximos Jogos Olímpicos, em Paris2024.

Nas lutas, depois de manifestar também o seu regozijo pela medalha, prometeu trabalhar com a federação no sentido do país ser bem representado no mundial da Sérvia, em Outubro, pelo lutador Jones Mabungo (82 kg), que conquistou a medalha de bronze em Marrocos.                         

Por sua vez, o presidente da FAJUD, Hermenegildo dos Santos, disse terem cumprido com o principal objectivo no Campeonato Africano, com a conquista de medalhas de ouro e bronze, pelos judocas Edmilson Pedro (- 66 kg) e Maria Niangi (-70), em Marrocos e Argélia.                   

Da parte da Federação de Lutas, o presidente Mvemba André Mambuazi, apontou ainda como ganhos, a eleição de Angola como líder da Comissão da Mulher e Desportos da União Africana de Lutas.      

A referida ocorreu durante o congresso da instituição continental, realizado no palco da competição de lutas, em Maio, na cidade de El Jadida, Marrocos.        

 





Notícias de Interesse

ONG acusa autoridades italianas por morte de 21 migrantes

 Terça, 12 Novembro de 2024 | 18h56

“BI da Dipanda” com fraca adesão no Moxico

 Terça, 12 Novembro de 2024 | 18h55

Aberto stand de Angola na COP29

 Terça, 12 Novembro de 2024 | 18h50

Decorre campanha de prevenção rodoviária

 Terça, 12 Novembro de 2024 | 18h49

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+