Luanda - O Recreativo do Libolo venceu esta sexta-feira o Petro de Luanda, por 1-0, no estádio 11 de Novembro, naquele que poderá constituir-se no resultado de maior surpresa da 6ª jornada do Campeonato Nacional de futebol “Girabola2022-23”.
O golo solitário da formação de Calulo foi apontado por Isaías, aos 80 minutos, numa jogada de contra-ataque com mérito para Isaac, que suportou a pressão dos centrais contrários e colocou a bola para o remate certeiro do seu colega.
Tido como favorito, o campeão nacional, até então segundo colocado, com 12 pontos, entrou decidido a vencer e ascender à liderança da prova somando 15 pts, intento gorado por conta da postura do oponente.
A partida iniciou com os tricolores a pressionarem e o Libolo remetido várias vezes à defesa, sendo na sequência desta postura que Yano, aos 10 minutos, viu o golo negado pelo guarda-redes Benvindo.
Após o primeiro quarto de hora, a equipa visitante cortou as linhas de passe dos anfitriões e controlou o seu jogo forte pelas alas, onde Soares e Megue ficaram sem espaço.
Apesar desse estudo bem feito sobre si, ainda assim, o Petro manteve a postura ofensiva perante um Libolo cauteloso e a reagir no contra-ataque. Tiago Azulão e Yano foram criaram vários problemas ao sector defensico adversário, onde o guarda-redes Benvindo revelou-se intransponível.
Sobre um relvado maltratado, com inúmeras covas de terra branca, o placar manteve-se nulo até ao intervalo, no 11 de Novembro.
No reatamento, foram os visitantes que entraram mais soltos no ataque, Isaac, em rotação na área, rematou forte para defesa incompleta de Hugo Marques, aos 51 minutos.
Os petrolíferos reagiram aos 60 minutos com um remate de Yano e pouco tempo depois o Petro reclamou grande penalidade, após chute de Caranga embater alegadamente na mão de um oposto. No entanto, o árbitro Bernardo Nangolo considerou legal a jogada.
Aos 78 minutos, Yano, recebe um passe de Gleison, e remata forte, mas Benvindo negou-lhe novamente o golo.
O Libolo marcou aos 80´, num contra-ataque onde Isaías, que substituiu Barreiro (68’), apanha desprevenida a defesa petrolífera e bate Hugo Marques, marcando o único tento do encontro.
Perto dos 90´, Kinito esteve perto de igualar a partida ,mas o remate saiu à figura após mancha de Benvindo, em seguida foi Carlinhos a acerta no travessão já nos descontos(90+6).
O Petro averbou a primeira derrota no campeonato.
Com este resultado, o Recreativo do Libolo sobe de quarto para segundo, com 12 pontos, os mesmos que o Petro de Luanda, agora em terceiro, contra o anterior segundo posto.
O Wiliete, líder com 13 pts, joga somente domingo com a Santa Rita de Cássia do Uíge.
O Sporting de Cabinda, antes na terceira posição com 10 pontos, desce para a quarta já que evolui somente domingo em Benguela, diante do Sporting local.
A Santa Rita de Cássia é a última da tabela classificativa, com um ponto.
Sábado, no prosseguimento da ronda, o FC Bravos do Maquis (15º/3) defronta o Interclube, no estádio Mundunduleno (15h00), o Desportivo da Lunda Sul (7º/6) joga com o Sagrada Esperança (10º/4), nas Mangueiras, e Académica do Lobito (8º/6) recebe o ASK Dragão do Uíge (14º/2), no campo do Buraco (15h30).
Domingo evoluem Cuando Cubango FC (13º/2)-GD Isaac de Benguela (11ª/3), nos Eucaliptos (15h00), Santa Rita de Cássia do Uige (16º/1)-Wiliete de Benguela (1º/13), no campo 4 de Janeiro, Sporting de Benguela (12º/3)-Sporting de Cabinda (3º/10), no estádio Municipal (15h30).
A visita do 1º de Agosto (5º/7 pontos) ao Desportivo da Huíla (9º/5), no estádio da Tundavala, na cidade do Lubango, fica adiada em função da cedência de mais de três jogadores da vice-campeã nacional à selecção angolana de Sub-23, que participa no apuramento ao CAN, em Marrocos.