Luanda - Trinta jogadores foram convocados nesta terça-feira, pelo treinador Pedro Gonçalves, tendo em vista a participação da Selecção Nacional de futebol no CHAN2023, a disputar-se na Argélia.
Da lista dos “Palancas Negras”, que actuam nas competições internas, sete destes convocados não vão fazer parte dos trabalhos iniciais da selecção, por serem reservas caso haja uma eventualidade nos 23 jogadores para a prova africana.
Inserida no Grupo D, com o Mali e Mauritânia, Angola tem como objectivo passar a fase seguinte, depois lutar para melhorar a posição da última edição de 2018, em que foi eliminada nos quartos de finais.
Em 2011, no Sudão, a Selecção Nacional ficou em segundo lugar (prata), ao perder na final com a Tunísia, por 0-3.
O técnico Pedro Gonçalves, que ainda está indeciso sobre o país onde pretende fazer o estágio pré-competitivo, anunciou que a concentração para o início dos trabalhos acontece no dia 2 de Janeiro, cerca de 11 dias, com previsão de três jogos de controlo.
Angola defronta no dia 16 de Janeiro o Mali e no dia 20 a Mauritânia.
Qualificam-se para os quartos de final os dois primeiros classificados dos Grupos A e C e os primeiros classificados do Grupo D e E.
O CHAN da Argélia realiza-se de 13 de Janeiro a 4 de Fevereiro.
Eis os convocados:
Guarda-redes:
Neblu (1º de Agosto), Hugo Marques (Petro de Luanda) e Langanga (Sagrada Esperança)
Defesas:
Tó Carneiro (Petro de Luanda), Danilson (Interclube), Razão (Interclube), Edie Afonso (Petro de Luanda), Kinito (Petro de Luanda), Kibeixa (Wiliete de Benguela ) e Paizo (1º de Agosto).
Médios:
Além (Interclube), Higino (Interclube), Herenilson (1º de Agosto), Keliano (1º de Agosto), Megue (Petro de Luanda) e Vitoriano (sagrada Esperança)
Avançados:
Bito (1º de Agosto), Gilberto (Petro de Luanda), Caneta (Recreativo do Libolo), Jaredi (Petro de Luanda), Julinho (Interclube),Depú (Petro de Luanda ) e Lépua (Sagrada Esperança).
Os jogadores que ficarão de prevenção (reserva) são:
Mig (Guarda-redes do Desportivo da Lunda Sul), Hossi (Defesa do 1º de Agosto), Lulas (Defesa do Sagrada Esperança), Pedro Francisco (Médio do Petro de Luanda), Jefer Gunjo (Avançado do Sagrada Esperança) e Jó Paciência (Avançado do Interclube)