Luanda - A Federação Angolana de Lutas (FALUTAS) está avaliar o perfil de um dos seus membros para ocupar a presidência da Comissão da Mulher e Desportos da União Africana da modalidade, após a eleição em Maio, durante o Congresso da instituição, decorrido em Marrocos.
Para a referida função, são candidatas Juliana Vemba (2º vogal de direcção), Alice dos Santos (presidente do conselho jurisdicional), Eunice Mboio (presidente do conselho de disciplina) e Ilda Fuamina (assistente), segundo o presidente da FALUTAS, em declarações esta sexta-feira à ANGOP.
O dirigente adiantou ainda que a representante angolana no organismo continental deverá reunir qualidades e capacidades que lhe permitam exercer a função com responsabilidade, além de trabalhar em prol da promoção do género.
“A escolha do nosso país para ocupar a presidência da Comissão da Mulher e Desportos constitui um importante ganho. Por isso, estamos a trabalhar no sentido de indicarmos, o mais breve possível, a nossa representante”, disse.
O Congresso da União continental, decorreu à margem do Campeonato Africano de Lutas, onde Angola venceu na concorrência o Camarões, que ficou com a vice-presidência, e Tunísia (secretariado-geral).
Quanto ao evento continental, o lutador angolano Jones Mabungo (82 kg) conquistou a medalha de bronze, proeza que lhe permitiu qualificar-se ao Campeonato Mundial, a disputar-se em Outubro, na Sérvia.
O conclave da União Africana decorreu em Maio, na cidade marroquina de El Jadida.