Luanda - A Selecção Nacional de futebol está, desde domingo, em Lisboa (Portugal), para um curto estágio visando a sua participação no CHAN2023 da Argélia, que se disputa de 13 do corrente a 4 de Fevereiro.
Em território português, o conjunto angolano, além de trabalhar os aspectos físico e técnicos, poderá ainda efectuar alguns jogos de controlo com equipas locais, antes de seguir para a cidade argelina de Oran, sede do grupo D que conta ainda com as selecções da Mauritânia e do Mali.
Na passada sexta-feira (30), a equipa recebeu da ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, a bandeira da República, bem como incentivo moral para que tenha um bom desempenho na prova africana, em cerimónia decorrida na Galeria dos Desportos, no Complexo da Cidadela.
O chefe de delegação e vice-presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Paulo Neto, garantiu as condições técnicas e logística, para o estágio em Portugal, augurando uma boa prestação da selecção na Argélia.
Informou que a delegação é constituída por 52 pessoas, entre jogadores, equipa técnica e dirigentes, em grupos repartido em dois. O dirigente esclareceu que parte da equipa técnica já se encontra em Portugal, onde o estágio inicia segunda-feira.
Já o capitão da Selecção, o guarda-redes Neblu, também manifestou-se convicto numa boa prestação, em superação da edição anterior, onde Angola ficou nos quartos de final.
“O grupo é difícil, mas queremos fazer tudo, para chegarmos pelo menos à final. Para isso, temos que passar pelo Mali e a Mauritânia”, frisou.
Angola está no grupo D, com as selecções do Mali, com quem joga no dia 16, e Mauritânia, no dia 20.
Esta é terceira participação da Selecção Nacional na prova, reservada a jogadores que actuam nos respectivos países, depois de Sudão2011, onde ficou na segunda posição ao perder na final, por 3-0, diante da Tunísia.
Em Marrocos2018, os Palancas Negras foram eliminados nos quartos de final, diante da Nigéria, por 2-1.
Para o CHAN2023 da Argélia, foram convocados os jogadores Neblu, Hugo Marques, Langanga (guarda-redes), Tó Carneiro, Danilson, Razão, Eddie Afonso, Kinito, Kibeixa e Paizo (Defesas).
Inclui-se, Além, Higino, Keliano, Herenilson, Megue, Vitoriano (médios), Bito, Gilberto, Caneta, Jaredi, Julinho, Depú e Lepua (avançados).
O treinador Pedro Gonçalves anunciou, igualmente, sete jogadores que serão registados como reservas, nomeadamente Migue (guarda-redes), Hossi, Lulas, Pedro Francisco (defesas), Benvindo Afonso (médio), Jeffer e Jó Paciência (avançados).