Luanda - Os campos do Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL) beneficiam, este mês, de obras de manutenção e melhoramento, para continuarem a servir à prática da educação física e o desenvolvimento do desporto escolar.
Constituído por um campo pelado de futebol, salão, polivalente, basquetebol, dois de voleibol e um de ténis, existentes há mais de 30 anos, as infra-estruturas estão a ser intervencionadas com o apoio da Fundação BAI, para que tenham condições adequadas.
Recentemente, as quadras da instituição albergaram a fase provincial dos Jogos Escolares, que apuraram os seus representantes para os Nacionais, disputados na província do Uige. A delegação da capital do país concentrou-se no IMEL.
Além das aulas de educação física, no que concerne ao desporto, os seus praticantes, na sua maioria alunos, já se evidenciaram em competições provinciais, nacionais e internacionais, com realce nas modalidades de atletismo, voleibol e ténis.
Na “galeria” da escola possui vários troféus, sendo a maioria do voleibol e ténis, em que nas duas especialidades as suas equipas dominaram os campeonatos nacionais, por mais de duas décadas, principalmente, no período das direcções de Celso Rosa e Catarina dos Reis, à última que chegou a premiar as tenistas por conquistarem a Taça de Angola.
Com a contribuição de professores dedicados, como Jesus Airosa, Nascimento (falecidos), Merino, Genivaldo Dias, Reinaldo de Sousa, Tavira, José Manuel, Ventura, entre outros, trabalharam de forma voluntaria, para o surgimento de grandes talentos do desporto angolano, que integraram as diversas selecções nacionais de voleibol e ténis.
No voleibol, destaque para os jogadores Francisco Boa, Dadinho, Otchine, Paulino, irmãos Kalebe e demais, enquanto que no ténis, as consagradas Sónia Sirgado, Júlia Rombo, Marta de Sousa, Josefa, Cira Paim Ribeiro, Janeth Makonda, Mira Piedade, Neusa de Sousa, Camila Zangui, Vânia Silva, Eugenia, Conceição Dulo e muito mais.
Ainda nas suas instalações, também funcionou a antiga Escola Joka Sport, do já falecido treinador Joka Santinho, que forneceu exímios executantes para as equipas nacionais e mesmo selecções angolanas de futebol, nas distintas categorias.
O IMEL, como também é chamado, é uma instituição de ensino, sediada na capital do país, na Avenida Deolinda Rodrigues, no Largo (1º de Maio) da Independência, onde se pode encontrar a maioria das Escolas Públicas.
Oferece ensino médio-técnico, e ao longo dos anos tem vindo a formar vários angolanos nas mais diversas áreas. Para o sector de ensino, possui 36 salas de aulas, um anfiteatro, uma sala de projecções, três laboratórios de informática, um refeitório e uma biblioteca.
Conta com os cursos de contabilidade e gestão, gestão empresarial, finanças e planeamento, estatísticas, comércio, administração pública, administração de transporte, informática de gestão e comunicação social. O IMEL alberga mais de 2.400 alunos anualmente. VAB