Cuito - A Associação Provincial de Futebol (APF) do Bié prevê concluir, em 2026 o livro que reunirá os principais marcos e personagens da história da modalidade na província, resgatando a sua rica trajectória.
A garantia foi dada pelo presidente da APF do Bié, Augusto Teles Bongue, durante a III edição do encontro com os agentes desportivos da província, denominado "Trumuno fora de campo", realizado terça-feira na Mediateca Abel Abraão, na cidade do Cuito.
O projecto, que teve início em 2022, visa a recolha de dados históricos junto dos antigos jogadores, dirigentes e agentes desportivos.
Esclareceu que o ano de 2025 será para a finalização do processo de recolha de dados, para que em Maio de 2026 seja terminada a obra e lançada no mercado.
Durante o acto, Augusto Teles Bongue confirmou o andamento satisfatório do plano ambicioso, que documentará a história do futebol na província.
O projecto, segundo o responsável, visa não apenas preservar a memória do desporto, mas também formar um acervo bibliotecário inédito para a associação, que actualmente não conta com uma colecção organizada de dados históricos.
Informou que a obra concentrará, principalmente, eventos e personagens significativos desde 1960, mas também incluirá relatos de períodos anteriores.
Para o efeito, disse esperar a pronta colaboração de jogadores e dirigentes mais velhos que se notabilizaram na província ao longo dos anos, para compartilhar suas experiências e testemunhos sobre o crescimento e a evolução do futebol na região.
Ainda para garantir que o projecto seja bem-sucedido, fez saber que associação conta com a cooperação de escritórios e profissionais de outras áreas, além de uma parceria com a Escola Superior Pedagógica do Bié, especificamente no curso de Educação e Desporto, para a realização de estudos sobre o biotipo dos jogadores e as regiões mais frutíferas em termos de talentos.
A quarta edição do “Trumuno fora de campo” acontece em 2025.
A I edição, realizada em 2022, serviu para a busca da história sobre os antigos presidentes da associação, ao passo que a II, em 2023, foi para resgatar a trajectória dos melhores jogadores da província.
Já a terceira abortou sobre a história do futebol dos municípios do Cuito, Catabola e Camacupa, desde 1960 a 1990, contada por três antigos jogadores que se notabilizaram nas equipas dos mesmos municípios.
Com este projecto, a Associação Provincial de Futebol o Bié, fundada a 25 de Maio de 1979, está dando um passo importante para a valorização e preservação da sua história, garantindo que os feitos e conquistas do passado sejam reconhecidos e celebrados. VKY/PLB